22 de nov. de 2010

Não é bom ficar com sede


Sentir sede não é um bom sinal quando você está fazendo ginástica. Tome cuidado para hidratar-se corretamente e repor os nutrientes que seu corpo perde através da transpiração. Uma boa estratégia de hidratação antes, durante e depois dos exercícios garante seu bem-estar e um bom aproveitamento dos treinos e de seus benefícios. O ideal é cada pessoa ter um planejamento individual para a hidratação, de acordo com suas próprias características e necessidades.

O Colégio Americano de Medicina do Esporte propõe algumas indicações a respeito da quantidade e qualidade do líquido que um esportista deve consumir. Essas dicas ajudam a orientar hábitos saudáveis. Uma ou duas horas antes da atividade física, beba meio litro de água. Antes das competições, a recomendação também é beber meio litro de água na noite anterior e mais meio litro pela manhã. Durante os exercícios, o melhor é consumir entre um e dois copos de água a cada quinze minutos (a quantidade depende da tolerância e do tempo de absorção de cada corpo). Se os exercícios durarem mais de uma hora, o Colégio recomenda beber líquidos com adição de sódio e açúcares.

É indicado tomar meio litro de água fresca no prazo de tempo de uma ou duas horas antes da atividade física. Porém, se a prática esportiva dura até sessenta minutos, você precisa hidratar-se com água fresca da seguinte forma: meio litro, entre quinze e trinta minutos antes do exercício, e continuar consumindo cerca de duzentos mililitros (um copo) a cada quinze minutos, durante a atividade física. Além disso, durante as 12 horas posteriores, deve tomar água em quantidades generosas. Por outro lado, se a sua prática de esporte ou atividade física dura uma hora ou mais, você precisa se hidratar com bebidas esportivas.

Veja também:

> A importância da hidratação

> Cuide do seu joelho

> Síndrome da abstinência do exercício

Fonte: Sport Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário